Ligue (11) 4156-6676 mrveggy@mrveggy.com

Veggy Blog

Filosofia de vida: entenda o veganismo

  • Mr. Veggy Congelados
  • |
  • 13/06/2019

O veganismo é muito mais que uma simples dieta, é um estilo de vida que tem como base o respeito com todas as formas de vida!

O que é veganismo?

Com certeza você já ouviu esse termo em algum lugar e até mesmo conhece pessoas que são adeptas ao veganismo. Mas, você sabe de fato do que se trata?

Trata-se de um movimento social de cunho político e internacional, que zela pelos direitos dos animais. Os animais são seres conscientes e sensíveis, para os veganos é inaceitável e injusto usá-los para o próprio desfrute.

O veganismo vai além de uma dieta que elimina a carne da alimentação. Os veganos são protetores do direto dos animais, não fazem uso e não consumem produtos de marcas que os explorem.

Existem grandes marcas que usam os animais em testes de cosméticos e em confecções de vários tipos de produtos como roupas, tapetes, etc, e uma das ações do movimento é de boicotá-los, a fim de acabar de vez com essa exploração.

Vegano e vegetariano são a mesma coisa?

Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas, então vamos lá! Veganos tem uma dieta vegetariana estrita e não usam nenhum produto que tenha origem animal. Evitam usar roupas como couro e lã e também não usam produtos que sejam testados em animais.

Já o vegetarianismo possui dois tipos: os ovolacto e os estritos. O ovolactovegetariano restringe-se a qualquer tipo de carne animal e o vegetariano estrito exclui de vez ovos, leite, derivados e qualquer coisa que seja de origem animal.

Atenção redobrada!

Algumas marcas disfarçam os ingredientes de origem animal, por isso é sempre importante ler bem os rótulos dos produtos antes de comprá-los. Também é interessante fazer uma pesquisa para conhecer mais sobre a marca antes de adquiri-la e garantir que ela seja livre de exploração. A Mr.Veggy é uma marca clean label, então fique tranquilo que tudo que você lê no rótulo é o que realmente utilizamos. 😊

Veganismo x Saúde

A grande dúvida é sobre os nutrientes, se são suficientes ou não para o corpo. Bom, os veganos afirmam que sim, todos os alimentos ingeridos são o suficiente para nutrir o nosso organismo, visto que são alimentos ricos em vitaminas especificas. Os adeptos também aconselham que uma alimentação variada com grãos, castanhas e verduras são o mínimo para que a alimentação seja saudável e substitua a carne.

E os níveis de B12, como é que faz? Essa é outra preocupação, já que a vitamina é a única que não se encontra nos alimentos de origem vegetal. Porém, existem suplementos que incluem a B12 na sua composição e podem ser tomadas para ajudar na falta desse nutriente que também é importante.

Deve-se lembrar de que cada corpo e organismo são únicos e que a necessidade de nutrientes seja diferente em cada pessoa, tornando indispensável um acompanhamento profissional para uma dieta correta.

Veganismo x Meio Ambiente

O impacto ambiental que o veganismo causa no planeta é evidente. Os alimentos vegetais não precisam de muito espaço de terra e também não exigem o gasto desenfreado de água como, por exemplo, a agropecuária que utiliza mais de 80% da água doce do mundo.

O veganismo diminui o impacto causado há anos no meio ambiente e estimula a diminuição do desmatamento. Por isso é dito que é uma filosofia de vida, pois, além de uma alimentação rica em nutrientes e sem exploração de outro ser vivo, coloca você em total equilíbrio com o planeta!

Veganismo x MrVeggy

Nós também somos contra qualquer tipo de crueldade animal e sempre pensamos em novas formas de trazer bem-estar e benefícios para os nossos clientes. E, tendo essa filosofia, deixamos disponíveis na nossa lojinha várias opções de alimentação para quem já é do movimento ou para quem quer entrar nessa com a gente, e, detalhe: são uma delícia! Também temos nossas receitas que são super fáceis de se fazer em casa e extremamente saudáveis. =)

Por um mundo melhor! 😉