Ligue (11) 4156-6676 mrveggy@mrveggy.com

Veggy Blog

Massa Vegana

  • Mr. Veggy Congelados
  • |
  • 18/06/2019

Aprenda a fazer uma massa vegana deliciosa gastando pouco

Massa vegana ao molho

Muitas vezes, a gente acaba se alimentando mal por diversos fatores, até mesmo por preguiça. Confesse! Mas além de cozinhar fazer muito bem a sua saúde mental – cozinhar exige um trabalho de transmutação de energia e exercita a mente a concentrar-se –, nada melhor do que se sentir realizado cozinhando a sua própria comida e aprendendo a fazer do jeito que você gosta.

A composição das massas, geralmente inclui ovos e dificulta não só a vida dos veganos e vegetarianos estritos, como também a dos alérgicos que querem consumir os produtos. Mas, é possível fazer a sua própria receita vegana e hoje vamos ensinar como através de uma receita deliciosa: o macarrão ao molho de tomate.

Siga o passo a passo e bom apetite! =D

RECEITA

Massa

– 400g de farinha de trigo (o bastante para abrir a massa)

– 1 copo de água morna ou em temperatura ambiente

– 1 colher de sopa de sal

– 2 colheres de sopa de óleo vegetal

Modo de preparo

1 – Em uma bacia, peneire a farinha (esse processo é importante para evitar pedaços de farinha empelotados que podem passar despercebidos).

2 – Feito isso, misture o sal com a farinha e abra um espaço no meio para misturar a água e o óleo. Misture bem com as mãos e quando a massa estiver firme, transfira-a para uma bancada para que ela seja trabalhada.

3 – Com a massa em uma superfície firme, amasse bem com as duas mãos usando as palmas e não os dedos. Pode ir com calma porque essa receita exige tempo e dedicação, ok?! O ponto certo da massa é quando ela atingir uma textura uniforme, sem bolotas, bem lisinha e não grudenta.

4 – Agora é a hora de abrir a massa. Ah! ela fica bem mais fácil quando dividimos em partes menores. Como a massa é elástica, o ideal é ir colocando mais farinha dos dois lados (aos poucos para ela não pesar). A massa não pode ficar muito fina e sempre que for acrescentar mais farinha, vire a massa se atente para não criar uma massa fina e frágil.

5 – Para cortar a massa será necessária mais farinha. Mas não economize! Pouca farinha fará a massa grudar e dificultará o processo. Com a ajuda de uma faca, enrole a massa na lâmina para que possam ser feitos os rolinhos que iremos cortar. Retire a faca e corte o seu macarrão na largura que desejar.

6 – Feito tudo, chegamos à reta final! Abra com cuidado cada rolinho e peneire mais um pouco de farinha para evitar que os fios grudem uns nos outros. Pendure em um cabide e deixe secar bem de uma a duas horas.

DICA: você pode cozinhar o macarrão mesmo antes de secar, mas depois de seco o sabor é muito mais atraente.

Agora vamos ao molho por que já deu fome, né?

Molho

– 1 kg de tomate bem maduro, sem pele e sem sementes, cortados em cubos médios

– 40 ml de azeite extra virgem

– 1 dente de alho inteiro

– 1/2 cebola picada em cubos pequenos

– 1/2 maço de folhas de manjericão fresco picadas

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e em seguida junte a cebola e refogue até atingir a transparência. Logo depois acrescente o alho e deixe dar uma leve dourada. Junte os cubos do tomate e cozinhe em fogo baixo até que ele comece a desmanchar. Acrescente o sal e a pimenta a gosto. Retire o alho e dê um toque final com as folhas de manjericão.

A receita rende até quatro porções.

DICA: para o molho ficar ainda melhor, acrescente as nossas almôndegas. Elas vão dar aquele toque ó, de coisa de vovó!